O Sr. Valdir Ferreira de Miranda, nascido em 20/03/56, na cidade de João Câmara/RN, é filho do Sr. Edgar Ferreira de Miranda e de Dona Zuíla Ferreira de Miranda, casado com a Sra. Maria Lindamar de Melo Miranda, que lhe deu os seguintes filhos: Zuíla, Zuílma, Edvaldo e Zuíka de Melo Miranda.
Didi, como é popularmente conhecido, cresceu entre o seio carinhoso de sua terra, onde fez amizade com todos os seus conterrâneos, principalmente entre os seus colegas e professores da Escola Cenecista João XXIII, onde estudou vários anos. Fora de seu querido município, estudou ainda no Atheneu, nas escolas agrícolas de Ceará-Mirim e de Jundiaí, onde concluiu o ensino médio.
Voltando a sua terra, ingressou na vida de agricultor e comerciante, tendo prestado elevados favores à sua comunidade, principalmente durante o período dos grandes abalos sísmicos, que tantos problemas causaram à região do Mato Grande. Ingressou na política em 1982 e depois, em 1988, o povo pedia em sua maioria que ele fosse candidato a prefeito , tendo a cúpula do PMDB oferecido essa legenda a Valdir Miranda, em 15 de Novembro do mesmo ano era eleito prefeito de João Câmara, por uma maioria de 532 votos, algo nunca acontecido neste município.
Neste ano foram eleitos pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, o prefeito Valdir de Miranda e os vereadores, Antônio Rodrigues, Sales da Cunha (foi Presidente da Câmara de 01/01/89 até 31/12/90), Marlene Freitas, Robson Rafael e Osório Avelino. Na época a cidade ainda se encontrava em estado de choque, os danos causados pelos abalos sísmicos eram evidentes. Os tremores de terras foram mais intensos na administração de Ribamar Leite, antecessor de Didi. Até hoje a cidade de João Câmara sofre com essa falha sísmica, só que com menos intensidade, assim, o município torna-se um grande desafio para qualquer gestor.
Ao assumir o executivo municipal encontrou uma cidade destruída pela força da natureza, o povo que ainda estava na cidade suplicava por alimentos, empregos, materiais para reconstruir suas moradias. Como a situação era tão grave que Didi Miranda atendia o povo até altas horas da noite, por vários dias seguidos.
Sua administração foi voltada para o desenvolvimento político, econômico e social da população, direcionou recursos para investir na agricultura, educação e saúde. O seu principal objetivo era mudar a face pobre dos cidadãos de João Câmara. Em seu editorial João Maria da Silva, que era responsável pelo Departamento de Relação Pública, descreve que Didi Miranda enfrentou diversas dificuldades na sua administração, mais não foi o primeiro e nem será o ultimo e da sua opinião sobre uma possível solução. Leia um trecho do Editorial:
“A solução desses problemas está ao alcance de nossas mãos e tão distantes dos nossos corações: o entendimento, a união, amor e trabalho seriam o remédio de todos esses problemas, mas a prepotência, a sede de riqueza, a mesquinharia e as injustiças sociais, transformaram os homens em seres de mentalidade arcaica e nocivos à própria natureza humana.”
Escrito por: João Maria da Silva – Editorial Prestando Contas